As cicatrizes são resultado de uma lesão da derme, geralmente por consequência de um acidente, doença ou incisão efetuada durante uma cirurgia. O processo de formação da cicatriz ocorre em quatro fases:
- Coagulação: Essa fase começa no surgimento da ferida, nela acontece uma complexa liberação de produtos como substâncias vasoativas, proteínas adesivas, fatores de crescimento e proteases, que são liberadas e ajudam a desencadear as outras fases.
- Inflação: Depende de inúmeros mediadores químicos, como os leucócitos polimorfonucleares (PMN), macrófagos e linfócitos. Os PMN são responsáveis pela fagocitose das bactérias. Além das células inflamatórias e dos mediadores químicos, esta fase conta com o importante papel da fibronectina que forma uma base para a matriz extracelular, tem propriedades quimiotáticas e promove a opsonização e a fagocitose de corpos estranhos e bactérias.
- Proliferação: É responsável pelo “fechamento” da lesão.
- Contração da ferida: É o movimento centrípeto das bordas.
- Remodelamento: Acontece por alguns meses, sendo responsável pelo aumento da força de tensão e pela diminuição do tamanho da cicatriz e do eritema.